Ana Maria Mesquita

Nasci na cidade serrana de Ipu - CE, mas muito cedo fui para um lar adotivo em Caruaru – PE, onde cresci e fiz minha formação inicial.

Sempre estive engajada em algum trabalho voluntário e o fascínio por línguas e culturas estrangeiras me ajudaram a olhar o meu país e suas belezas e dificuldades sociais como verdadeiros desafios.

Na adolescência retornei ao Ceará para estreitar os laços com meus parentes. Então, comecei a estudar francês, inglês e alemão nas Casas de Cultura da Universidade Federal do Ceará. Paralelamente, estudei Turismo na Escola Técnica Federal do Ceará.

Em 19995, viajei ao exterior pela primeira vez. Vivi o perfeito sonho suíço! Simplesmente, uma rica aula de História da Arte e de “Sociologia do Turismo!”

Sentia uma necessidade imperativa de fazer um trabalho voluntário significativo e fui convidada para ajudar no projeto da Escolinha Santa Elisa, mantida por professores e amigos da Escola Técnica.

Em 1998, ingressei no curso de Letras da Universidade Federal do Ceará, onde conheci professores e colegas brilhantes. Embora, não tenha concluído esse curso por motivos de saúde e vislumbres profissionais diversos, sou extremamente ligada à Literatura, à Linguística, ao Teatro, ao Cinema, à Música etc.

Em busca de equilíbrio e paz interior, prossegui em uma grande viagem! Cheguei a Brasília e não queria permanecer até um grande encontro...

O meu encontro com o Tai Chi Chuan foi providenciado pelo Universo! Sempre gostei de observar praticantes solitários, durante férias na Costa Nordestina.

Sistematicamente, comecei a prática dessa arte na Praça da Harmonia Universal, desde 2004.
Fascinada pela sabedoria e simplicidade do nosso estimado Mestre Woo, recordei  ensinamentos valiosíssimos de meus avós, professores e de minhas primeiras leituras juvenis da obra do Mestre Paulo Freire, autor de Pedagogia do Oprimido.

Consciente do aprendizado contínuo, tenho somente a agradecer ao Mestre Woo e aos diversos instrutores, os quais me deram esse grande presente do Universo, o Tai Chi Chuan! O Caminho do Tao! Being Tao!